VEJA IMAGENS DAS MANIFESTAÇÕES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Compartilhe em suas redes sociais:

.

VEJA IMAGENS DAS MANIFESTAÇÕES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Os novos protestos acontecem 15 dias após a primeira onda de atos contra o corte de recursos para o ensino público

Metrópoles – JULIANA BARBOSA – juliana.barbosa@metropoles.com – Estudantes de ao menos 21 estados e do Distrito Federal estão novamente nas ruas para protestar contra o contingenciamento de verbas para universidades públicas e institutos federais de ensino, definido pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL). Com o apoio de educadores e de integrantes de movimentos sociais e sindicais, a mobilização dos alunos das instituições públicas desta quinta-feira (30/05/2019) é o segundo levante do gênero realizado pelo país: o primeiro ocorreu há 15 dias.

Em contraponto, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi às redes sociais pedir que os pais denunciassem professores que “coagissem” alunos da rede público a participar dos atos. “Este governo acredita que as manifestações, se democráticas e pacíficas, são um direito de todo brasileiro. O que não pode acontecer são as coações de pessoas em ambiente escolar público”, disse em vídeo o ministro.

O MEC, em nota, sugeriu o corte de ponto para os servidores que foram às manifestações. “Vale ressaltar que os servidores públicos têm a obrigatoriedade de cumprir a carga horária de trabalho, conforme os regimes jurídicos federais e estaduais e podem ter o ponto cortado em caso de falta injustificada. Ou seja, os servidores não podem deixar de desempenhar suas atividades nas instituições de ensino para participarem desses movimentos”, colocou a nota.

Atos expressivos

Embora menos numerosas do que o atos do dia 15, as manifestações desta quinta foram expressivas em capitais como São Paulo, Rio, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. Muitas faixas e palavras de ordem faziam referência aos cortes de bolsas de pesquisa e a bloqueios que afetam a ciência.

Havia também críticas a Bolsonaro, além de alguns manifestantes que pediam a liberdade do ex-presidente Lula, o fim da reforma da Previdência e justiça para a vereadora assassinada Marielle Franco.

Confira imagens do movimento pelo Brasil:

.