‘PAÍS ESTÁ SENDO DESTROÇADO POR UM GOVERNO DE TRAIDORES’, DIZ LULA EM CARTA

Compartilhe em suas redes sociais:

.

'PAÍS ESTÁ SENDO DESTROÇADO POR UM GOVERNO DE TRAIDORES', DIZ LULA EM CARTA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em carta publicada no site do petista hoje, que “o país está sendo destroçado por um governo de traidores”.

Afonso Ferreira Do UOL, em São Paulo –  No texto, o ex-presidente, que está preso em Curitiba, faz duras críticas às privatizações e à política ambiental do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

“Já provamos, ao longo da história, que é possível enfrentar o atraso, a pobreza e a desigualdade, com soberania e no rumo da justiça social. Mas hoje o país está sendo destroçado por um governo de traidores. Estão entregando criminosamente as empresas, os bancos públicos, o petróleo, os minerais e o patrimônio que não lhes pertence, mas ao povo brasileiro”, disse Lula na carta.

O petista declarou que empresas consideradas patrimônios nacionais estão sendo vendidas a grupos estrangeiros. Ele citou a Petrobras, que tem vendido uma série de ativos e subsidiárias para reduzir seu endividamento. Em agosto, a petroleira deixou de ser a controladora da BR Distribuidora e já tem planos de privatizar a Liquigás.

“A Petrobras está sendo vendida aos pedaços a suas concorrentes estrangeiras. Já entregaram dois gasodutos estratégicos, a distribuidora e agora querem as refinarias, para reduzi-la a mera produtora de petróleo bruto e depois vender o que restou”, afirmou. “Reduzem a produção de combustíveis aqui para importar em dólar dos Estados Unidos. E por isso disparam os preços dos combustíveis e do gás para o povo”.

Lula criticou a Rede Globo e disse que a emissora de TV retrata a Petrobras como um problema nos noticiários. “Se a Petrobras fosse um problema para o Brasil, como a Rede Globo diz todo dia, por que tanta cobiça pela nossa maior empresa e pelo pré-sal, que os traidores também estão entregando?”, declarou.

“Os trabalhadores e os mais pobres são os que mais sofrem com essa traição. Cada pedaço do país e das empresas públicas que vendem, a qualquer preço, são milhões de empregos e oportunidades roubadas dos brasileiros”, afirmou o ex-presidente.

“O que foi construído com esforço de gerações está ameaçado de desaparecer ou ser privatizado em prejuízo do país, como fizeram com a Telebrás, a Vale, a CSN, a Usiminas, a Rede Ferroviária, a Embraer. E sempre a pretexto de reduzir a presença estado, como se o estado fosse um problema quando, na realidade, ele é imprescindível para o país e o povo”, disse Lula.

Na carta, Lula afirmou, ainda, que essa “farra” das privatizações não vai durar para sempre e que os brasileiros encontrarão um meio de recuperar o que lhes pertence.

“Fiquem alertas os que estão se aproveitando dessa farra de entreguismo e privatização predatória, porque não vai durar para sempre. O povo brasileiro há de encontrar os meios de recuperar aquilo que lhe pertence. E saberá cobrar os crimes dos que estão traindo, entregando e destruindo o país”, declarou.

Amazônia sob ameaça

O ex-presidente também criticou a postura de Bolsonaro em relação à exploração da Floresta Amazônica. De acordo com a carta, a Amazônia está sob ameaça porque o governo incentiva o desmatamento.

“Até Amazônia está ameaçada por um governo que não sabe e não quer defendê-la; que incentiva o desmatamento, não protege a biodiversidade nem a população que depende da floresta viva”, escreveu.

Para Lula, a exploração de terras na Amazônia pelo agronegócio e outras atividades não traz benefício para os brasileiros. “O mercado não vai proteger um dos maiores territórios do mundo, o subsolo e a plataforma continental; a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal. Não vai oferecer acesso universal à educação, saúde, seguridade social, segurança pública, cultura. O mercado não vai construir um país para todos”, afirmou.

Críticas à política externa

O ex-presidente fez críticas à política externa do governo Bolsonaro e citou a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

“Bolsonaro entregou nossa política externa aos Estados Unidos. Deu a eles, a troco de nada, a Base de Alcântara, uma posição privilegiada em que poderíamos desenvolver um projeto aeroespacial brasileiro. Rebaixou a diplomacia a um assunto de família e de conselheiros que dizem que a terra é plana”, declarou.

Lula também criticou a aproximação do governo Bolsonaro com o do presidente norte-americano, Donald Trump.

“[Bolsonaro] Trocou nossas conquistas na OMC [Organização Mundial do Comércio] pela ilusão da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], o clube dos ricos que o desprezam. Anunciou um acordo com a União Europeia, sem pesar vantagens e prejuízos, e agora brinca de guerra com os europeus para fazer o jogo de Trump”, disse.

….