GOVERNO FEDERAL FOI ALERTADO UMA SEMANA ANTES DE COLAPSO EM MANAUS

Compartilhe em suas redes sociais:

O déficit em Manaus é atualmente de 46,5 mil metros cúbicos de oxigênio por dia. O valor corresponde a 4.650 cilindros.

A 1ª medida de reforço no fornecimento de oxigênio com participação federal foi o envio de 350 cilindros em aviões da FAB (Forças Aéreas Brasileira), de 8 a 10 de janeiro.

O governo do Amazonas disse, em 11 de janeiro, que recebeu 373 bombas de infusão do Ministério da Saúde. As unidades atendem aproximadamente 70 dos 2.700 pacientes internados com suspeita ou confirmação de covid-19 no Estado.

A Amazonas recebeu mais 200 cilindros em 12 de janeiro. O governo do Estado declarou que buscava comprar de 10 miniusinas de oxigênio em conjunto com o governo federal. Os equipamentos poderiam dar mais autonomia aos hospitais. Assumida pelo Ministério da Saúde, a ação ainda não foi concluída.

O Ministério da Saúde disse que enviou “nesta semana 5.000 metros cúbicos de oxigênio [transportados na forma de gás] líquido para auxiliar no combate à covid-19 na região”. A quantidade equivale apenas a 11% do oxigênio extra que Manaus precisa em um único dia.

 

https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/governo-federal-foi-alertado-uma-semana-antes-de-colapso-em-manaus/ar-BB1cOlb9?ocid=msedgntp