O ritual do velório é necessário para que possamos compreender que de fato ela se foi. Quando não passamos por esse rito, a dor do luto pode ser agravada em nosso inconsciente.
A vivência do luto é de extrema importância para ajudar na elaboração das perdas, por isso é normal, esperado e necessário. O velório contribui muito para a melhor elaboração daquela perda específica.
Não fique sozinho. Procure estar perto de pessoas que também estão passando por essa dor, essa troca de afeto e experiência pode ser positiva para ambas as partes. Outra ferramenta é a constelação familiar pode ajudar na elaboração do luto.
Em meio a pandemia de Covid-19 que assola o mundo, surgiu uma nova realidade bem dolorida. As pessoas têm que enfrentar o sepultamento sem velório e sem poder se despedir e homenagear parentes e amigos queridos.
Perder alguém já é muito difícil, passamos pelas fases normais do luto que são a Negação.
Culpa em alguém, Tristeza emoções, Raiva e a aceitação em tempos comuns.
Só que a Covid-19 mudou essa realidade e abriu um precedente ainda maior para quem perde seu ente ou amigo querido. O caixão é lacrado por questões sanitárias. Não é permitido o velório e nem a despedida.
Como lidar com a dor de não poder se despedir de quem morreu por Covid