DATAFOLHA SEPULTA ILUSÕES AUTORITÁRIAS DE BOLSONARO E PIJAMAS VERDE-OLIVA
Jair Bolsonaro, alguns malucos de pijama verde-oliva que pensavam ser ainda uma farda e o crime organizado nas redes sociais acharam que seriam fácil assaltar a democracia brasileira e lhe impor uma ditadura na prática, ainda que simulando mecanismos de tomada de decisão formalmente democráticos. Não foi, não será e não vai acontecer.
Ao contrário: não só a democracia que temos vai sobreviver como se começa a formar — e, tudo indica, ainda será a opinião majoritária — a consciência de que não poderemos mesmo voltar ao antigo normal. O país não pode mais conviver com as iniquidades que se escondiam sob o manto da paz social.
Pesquisa Datafolha publicada no domingo pela Folha traz números eloquentes. E, em certa medida, o professor Bolsonaro tem a ver com resultado tão expressivo: ele deixou claro a milhões de brasileiros como um presidente não deve se comportar, qual é o caminho a não ser seguido, quais escolhas não devem ser feitas, tudo o que não funciona na política. O presidente da República, note-se, vocaliza teses e valores que são rejeitados até por pessoas que aprovam seu governo