.
Estudo analisou como membros do Congresso Nacional se informam Pixabay
Poder 360 – Pesquisa sobre Consumo de Informação dos Congressistas, realizada pela ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e pelo DataPoder360 (íntegra) mostra que 71% dos congressistas consideram a repercussão de temas na mídia tradicional importante na hora de decidir votos.
Entre os entrevistados, 24% consideram a repercussão extremamente importante e 47% importante. Para 15% ela é mais ou menos importante e pouco importante para 12%. Outros 2% não souberam ou não responderam.
O estudo teve o objetivo de entender os hábitos de informação dos congressistas em exercício do mandato e foi realizada de 3 a 27 de junho de 2019. Foram feitas 297 entrevistas com congressistas de todos os partidos (40 senadores e 257 deputados) e a seleção foi proporcional ao tamanho das siglas no Congresso Nacional.
De acordo com o estudo, o principal meio de consumo de informação dos políticos em exercício é o jornal (20%), seguido por televisão (17%), portais de notícia (16%) e redes sociais (15%).
Redes Sociais
Em relação às redes sociais, 98% dos políticos afirmaram utilizar mídias sociais em seus mandatos. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook (31%) e o Instagram (31%). O Twitter (27%) e o YouTube (10%) aparecem na sequência.
Sobre a influência das mídias sociais na atuação no Congresso, 36% consideram que a repercussão nas redes é extremamente importante, 39% acham importante e 12%
mais ou menos importante. Para 10% é pouco importante e 2% consideram sem importância. Os outros 2% não sabem ou não responderam.
Meios de Informação
Eis os meios de informação mais utilizados pelos congressistas:
Jornais
- Folha de São Paulo (24%)
- Estadão (18%)
- O Globo (18%)
- Valor Econômico (16%)
- Correio Braziliense (7%)
Telejornais
- Globo News (23%)
- Jornal Nacional (18%)
- Bom dia Brasil (13%)
- Telejornal regional (10%)
- Jornal da Globo (8%)
Portais de Notícias
- G1 (21%)
- Uol (18%)
- Folha.com (13%)
- Poder360 (11%)
- Portal Estadão (11%)
Revistas
- Época (17%)
- Carta Capital (17%)
- Veja (16%)
- Isto É (16%)
- Exame (13%)
Rádios
- CBN (37%)
- Rádio Câmara (21%)
- Jovem Pan (13%)
- Rádio Senado (10%)
- Band News (5%)
Divulgação na Câmara
A AnaBB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) apresenta às 11h desta 5ª feira, na Câmara, o levantamento do DataPoder360. O relatório será discutido em sessão em homenagem ao movimento dos funcionários do banco.
……………