.
Brasil247 – Governador da Bahia Rui Costa e Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Mateus Pereira/GOVBA | PR) – Poucas horas antes de embarcar para a Bahia, às 9h30, Jair Bolsonaro lançou novo ataque contra o governador Rui Costa em um tweet no qual acusou-o de não liberar a PM baiana “para a nossa segurança”; o novo ataque soma-se a uma série de agressões cometidas contra o povo nordestino e dos governadores da região nos últimos dias; na inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, uma barreira de tapumes irá impedir a aproximação do povo; clima é de intervenção federal em Vitória da Conquista.
Poucas horas antes de embarcar para a Bahia, às 9h30, Jair Bolsonaro lançou novo ataque contra o governador Rui Costa em um tweet no qual acusou-o de não liberar a PM baiana “para a nossa segurança”. O novo ataque soma-se a uma série de agressões cometidas contra o povo nordestino e os governadores da região nos últimos dias.
Na inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, uma barreira de tapumes irá impedir a aproximação do povo. Forte esquema de segurança foi montado para a solenidade, numa ação de quase intervenção federal em Vitória da Conquista.
Veja o tweet:
– Estou de partida para Vitória da Conquista para inauguração de aeroporto. Lamentável a decisão do governador da Bahia que não autorizou a presença da Polícia Militar para a nossa segurança. Pior ainda, passou a responsabilidade de tal negativa ao seu Comandante Geral.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 23, 2019
Na tarde desta segunda-feira (22), o governador Rui Costa anunciou oficialmente que não mais iria à inaguração do aeroporto. Veja a explicação de Costa:
Novo aeroporto de #VitóriaDeConquista deve ser inaugurado por quem trabalhou e pelo povo. pic.twitter.com/iMbNjcCcI1
— Rui Costa (@costa_rui) July 22, 2019
A crise entre Bolsonaro e o Nordeste está em uma escalada vertiginosa, desde que ele, num café da manhã com correspondentes estrangeiros, no dia , ofendeu os nordetinos chamandos de “paraíbas” e atacou diretamente o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) -as agressões foram feitas numa conversa com o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na abertura do encontro, quando ambos não se deram conta que os microfones estavam ligados. Assista:
https://www.facebook.com/Brasil247/videos/367658483948148/
Em outro momento, Bolsonaro ofendeu os nordestinos chamando-se de “pau-de-arara” e “cabeça chata” e rindo de maneira escandalosa, comprazendo-se de seu preconceito. Assista:
PARENTE PAU-DE-ARARA
Esse é outro termo que Bolsonaro usa para se referir aos nordestinos e ainda cai na gargalhada porque acha que isso é algo muito engraçado.#OrgulhoDoNordeste pic.twitter.com/8ThDGBINRe
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) July 22, 2019
Além de Rui Costa, os vereadores de Vitória da Conquista decidiram. Em nota oficial, a Câmara Municipal da cidade anunciou que não participaria do ato de inauguração, esclarecendo que defendia que o ato de inauguração deveria ser “público, aberto a toda a população” (leia aqui).
…………….