.
As Forças Armadas são proibidas de participar de manifestações populares ou de fazer convocações para esse tipo de ato
Caminhões caracterizados com símbolos e cores do Exército foram usados, no sábado (25), para convocar a população da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, a participar das manifestações pró-Bolsonaro, neste domingo (26).
A Folha de S. Paulo recebeu de um leitor um vídeo no qual mostra dois caminhões aparentemente do Exército desfiando pelas ruas do município, com faixas chamando para o ato.
No vídeo, é possível ouvir a voz de uma pessoa dizendo: “Vocês não podem fazer isso”, em alusão ao fato de que não é permitido ao Exército participar de manifestações populares ou fazer convocações para esse tipo de ato.
A Folha encaminhou o vídeo à assessoria de imprensa do Exército, questionando a utilização dos caminhões para esse fim. A resposta foi que a manifestação não foi feita por integrantes da corporação e que as viaturas militares mostradas no vídeo são antigas.
“Com autorização, as unidades militares promovem leilões de veículos destinados a colecionadores. As vendas costumam ocorrer quando as viaturas são consideradas não úteis, ou seja, quando o custo de manutenção chega quase ao valor total do veículo”.
…