SERVIÇOS DE APLICATIVOS ATUALIZAM NOVAS PRÁTICAS DE ESCRAVIDÃO

Compartilhe em suas redes sociais:

.

SERVIÇOS DE APLICATIVOS ATUALIZAM NOVAS PRÁTICAS DE ESCRAVIDÃO

A foto de uma moça em uma bicicleta, indo entregar comida, viralizou nas redes; no post, o desembargador Jorge Luiz Souto Maior critica as novas relações de trabalho que apenas traduzem as novas facetas de exploração do capitalismo;  “Há quem diga que isso é oportunidade, empreendedorismo ou criatividade do brasileiro. Eu tenho outros nomes: servidão e escravidão”

Brasil247 – A foto de uma moça em uma bicicleta, indo entregar comida, viralizou nas redes. Junto com a foto, o post de autoria do desembargador Jorge Luiz Souto Maior critica as novas relações de trabalho que apenas traduzem as novas facetas de exploração do capitalismo.

Confira a íntegra do artigo: 

Nesta foto vemos uma jovem pedalando sem capacete, sem nenhum vínculo empregatício e sem nenhum direito trabalhista entregando comida de um restaurante que não é onde ela trabalha para alguém que a pediu por um aplicativo milionário que também não é onde ela trabalha.

Usando uma bicicleta que não é sua e pela qual ele paga para usar a um banco bilionário que também não é onde ela trabalha.

Na verdade, ela não trabalha em nenhum lugar, porém trabalha muito (e provavelmente recebe pouco). Mas acredite: há quem diga que isso é “oportunidade”, “empreendedorismo” ou “criatividade do brasileiro”. Eu tenho outros nomes: servidão e escravidão.

Servidão pois, CONSCIENTEMENTE, na teoria, ela concordou em servir o sistema capitalista em troca de um valor. Escravidão pois, diante das circunstâncias, ela,INCONSCIENTEMENTE, na prática, se escravizou em troca de um valor.

Se ela:

– cair,

– se machucar,

– for roubada,

– for estuprada numa emboscada,

– for atropelada, enfim,

– morrer, …

…azar o dela. Ninguém mais será responsável e muito menos arcará com os prejuízos pela fatalidade. E, repito, há quem acha isso “normal” e ainda incentiva: “força de vontade”.

Thomas Hobbes afirmou em Leviatã (1651) que o “homem é o lobo do homem” (“homo homini lupus”). Segundo Hobbes, em um estado natural, o individualismo humano o compele a viver em guerra uns com os outros. Portanto, para ele, é de nossa natureza usurpar e explorar outros seres humanos. Isso revela que o homem é o predador do próprio homem, sendo um vilão para ele próprio.

Em essência, ainda estamos em 1651.”